Manifesto dos Observadores


Uma parte de Ribeirão das Neves vista de nossa janela

Por Cléber Sérgio de Seixas e Míriam Pacheco da Silva Seixas


Somos casados há 10 anos. Durante este tempo temos compartilhado concepções e idéias sobre diversos assuntos, e um dos que mais nos inquietam é a questão da desigualdade social. Consideramos que a sociedade está imersa numa espécie de caos. E é em meio a este caos social que temos dividido nossas angústias, indignações, frustrações e também nossa sede e ansiedade por mudanças. As mudanças podem começar de dentro para fora, ou seja, partindo das idéias para a prática. Mas isso não é tão simples, pois leva-se tempo para assimilarmos idéias e costumamos dizer que aprender dói e ensinar cansa.

Somos de periferia. Moramos numa cidade dormitório de grandes proporções territoriais, densamente povoada, espoliada por políticos inescrupulosos há anos, notória no quesito desigualdade, assídua frequentadora das páginas de jornais sensacionalistas - que transformam a desgraça alheia em espetáculo -, protagonista constante de notícias em telejornais, enfim, prolífera quando o assunto são mazelas sociais. Por vivermos em meio a essa desigualdade social desde nossa infância é que lutamos para que o ciclo de miséria que antes nos assolava não se perpetue e não seja deixado como um legado sombrio a outros. 

Por isso é que estudamos, por isso é que nos embrenhamos nas matas vicejantes do conhecimento, cujos caminhos, muitas vezes estreitos, levarão à compreensão adequada do mundo. No meio do caminho lançamos sementes, pretendemos que este blog seja uma delas.

No túmulo de Marx, em Londres, lê-se uma de suas célebres Teses Sobre Feuerbach: "Os filósofos só interpretaram o mundo de várias maneiras. Trata-se de transformá-lo”. Nós, os Observadores, não somos filósofos, apenas olhamos a nossa volta e ficamos estupefatos. Somos tomados de perplexidade quando olhamos pela nossa janela e vemos uma humanidade dividida em dois grupos: "o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem, com receio da revolta dos que não comem", conforme disse certa vez Josué de Castro. Queremos apenas fazer da estupefação um combustível para a mudança, contagiando outros. Como? Incentivando uma mudança de paradigmas; apresentando o alcançe da justiça social como ele deve ser, ou seja, não como um óbulo que parte das mãos de poderosos para descansar nas mãos calejadas dos estropiados sociais, mas como algo a ser conquistado.

Admoestamos também contra o consumismo - conhecemos indivíduos que têm carro do ano, mas batem nas portas alheias em busca do pão que eles mesmos transformam em gasolina; pessoas para quem ter é mais importante que ser

Advertimos, ainda, que nem sempre informação redunda em conhecimento - a Internet é um terreno onde há excesso de informação e pouquíssima formação de conhecimento; águas onde as viagens produzem mais náufragos que navegantes.

Assim sendo, eis-nos aqui e que Deus nos ajude nessa árdua empreitada de manter este blog e induzir outros a também serem Observadores.

Até o próximo post.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Cleber e Míriam!
Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho e matérias expostas nesse blog. A desigualdade social é um problema que norteia toda a sociedade. Precisamos lutar por um mundo efetivamente igualitário. Um dos meus objetivos de vida é a Justiça Social. Contem comigo!
Abraços.
Gláucia Ruas.
Olá!!!!!

Faz tempo que estou querendo deixar meu olá nesse Blog perfeito...
Só posso agradecer pela seriedade, verdades e valores do blog
Feliz 2010 para todos nós!!!!!!!!!!
Beijos
Diva Franco
RobertoMenezes disse…
Míriam e Cléber :
estou postando pela segunda vez. Escrecvi tudo ,mandaram escolher o perfil e depois disseram que estava em branco.
Eu dizia que estou com vocês para o que der e vier, dentro das minhas possibilidades. Vocês fazem um trabalho muito importante e que eu desconhecia. Mas é assim : vivendo,conhecendo,aprendendo e agindo.
Um grande abraço e contem comigo.
Vamos conversando....e agindo.

RobertoMenezes.
Doutor Sujeira disse…
Parabéns pelo blog!
Johrdan disse…
Hj pessoas falam que a dilma,a presidente do brasil nao e boa o sufiente para o cargo! Pergunto a vcs quem e bom entao?
Ex: tem 10 opiçoes para presinte.
Qualidade dos participas,enganador,falsificador,ladrao,surrupiador,saqueador, mao leve.etc
Os caras so sabem desfalcar,subtrair. De 10,12 nao presta. Vao colocar quem no lugar? Quem e melhor que a atual presidente? Todos falam mau,mas cade o culhao para fazer alguma coisa. brasileiros e tudo acomodado,nao visa coisa melhor.
Johrdan disse…
Stallone veio ao brasil para gravar cenas do filme mercenarios. na volta aos EUA, um reporter o pegunto.- o que vc achou do brasil?
Ele sincero respondeu- o brasil e maravilhoso,vc pode matar e explodir tudo,que eles te agradecem e te pede um autografo.
Resultando: infelizmente teve que se retratar por falar a verdade.
Brasileiros nao consegue entrar nos EUA por meio legal. Ao contrarioo gringo vem com todo orgulho para o brasil,transar com nossas mulheres,comer da nossa comida! E nos pedimos autografo. nos brasileiros somos burros. Burrice e ser brasileiro.kkkk fico mto triste dizendo a mais pura verdade.