"Mensalão": julgamento justo?

 Podemos confiar no veredicto de juízes que dormem durante a argumentação dos advogados?

Por Jeferson Malaguti Soares *

Na verdade o que está em jogo é o julgamento da justiça, que condena pobres, pretos e petistas, e absolve ricos como Daniel Dantas. Quem está sendo penalizado é o povo brasileiro, que optou por uma República voltada para o social.

A imprensa capitalista, servil e farsante, ávida por dinheiro, se deixa encabrestar pela Casa Grande, e relega a um terceiro plano noções clássicas de jornalismo: criticidade, apartidarismo e pluralismo.

Como empresas, a mídia se enraíza nas forças de mercado e adota atitudes de total dependência face a grupos de poder econômico. Faz das notícias e idéias mercadorias sem o mínimo de rigor técnico, e não se preocupa em manter uma relação de transparência com a opinião pública.

Faz hoje a mais repugnante auto-censura, onde prevalecem os interesses da burguesia e do capital em detrimento do social. Se encarrega de forjar e preservar uma imagem positiva do neoliberalismo e aposta na despolitização do povo.

Enfim, a mídia joga por terra a ética, através da qual o jornalista deve assumir compromisso apenas com a isenção na cobertura dos fatos, com a liberdade de expressão, com o direito de informar e com o acesso do leitor/espectador/ouvinte a toda a informação ou opinião corretas e importantes.

A mídia é, por excelência, um órgão formador de opinião. Sua força se mede pela capacidade de intervir no debate público e, apoiada em fatos e informações exatas e comprovadas, mudar convicções e hábitos. Mas, a mídia também é formada pela opinião pública, que a influencia e pressiona.  No entanto, nossa imprensa é cega e surda para o clamor público. É lamentável!


* Jeferson Malaguti Soares é Secretário de Comunicação do PCdoB Ribeirão das Neves e colaborador deste blog.

Comentários