A eleição presidencial de 2014 já começou

Por Cléber Sérgio de Seixas


Com a chegada de um operário ao poder a classe operária brasileira quase chegou ao paraíso. Ainda não chegou porque uma série de reformas estruturais ainda está por fazer, com destaque para as reformas política, tributária, agrária e eleitoral.

No entanto, o governo Lula, bem como o governo Dilma, que não rompeu com os pressupostos básicos do anterior, estão retirando milhões da pobreza e miséria, inserindo outros milhões na classe média, fortalecendo o mercado interno ao promover o consumo como nunca antes, livrando o País dos efeitos de uma das maiores crises capitalistas da História, desconstruindo o “complexo de vira-latas” que sempre dominou a política externa brasileira, etc.


Lula deixou o governo em 2010 com aprovação recorde e, atualmente, 70% dos brasileiros querem-no de volta à Presidência. Apesar disso, foi o presidente da República mais achacado pela grande imprensa desde Vargas e, longe do Planalto há quase dois anos, continua a ser impiedosamente fustigado pelos algozes da mídia hegemônica.

Um dos expoentes nesse processo de caluniar o ex-presidente é o semanário da família Civita, também conhecido como Veja. Desde 2003 que o hebdomadário da Abril se dedica ao expediente de desconstruir a imagem do governo Lula e seu legado à sociedade brasileira.

Na última edição, a revista voltou à carga contra o ex-presidente numa matéria de capa cujo teor gira em torno de supostas acusações do publicitário Marcos Valério que apontariam Lula como o mentor do esquema conhecido como “mensalão”. Até agora, tudo não passa de mais um factóide, nos mesmos moldes do “grampo sem áudio” de Gilmar Mendes e Demóstenes Torres, e da conversa do mesmo Gilmar com Lula, onde o último teria procurado o Ministro do Supremo em abril passado para interferir na sentença do processo do “mensalão”.  

Ao que tudo indica, a elite que se esconde nas entrelinhas de Veja mira Lula para acertar Haddad e garantir a hegemonia do PSDB na capital paulista - último bastião do neoliberalismo tupiniquim - dada a proximidade das eleições municipais.

Sobre as mais recentes calúnias daquela que é a mais fascista das publicações nacionais, é oportuno ouvir o que o sempre lúcido jornalista Bob Fernandes tem a dizer.

Confiram o vídeo abaixo:

Comentários