A grande mídia golpista e seus pré-julgamentos

 Reportagem da Veja, edição 2239 de 19 de outubro de 2011

Por Cléber Sérgio de Seixas

A Comissão de Ética da Presidência da República arquivou o processo contra o ex-ministro do Esporte Orlando Silva por falta de provas. Só para refrescar a memória, trata-se do processo oriundo das acusações feitas ao ministro pelo policial militar João Dias Ferreira no ano passado. Dias afirmava que Orlando Silva seria o mentor de um esquema que desviava, através de ONG’s, recursos públicos destinados ao programa “Segundo Tempo”. O policial militar afirmou que numa ocasião teria entregue dinheiro vivo ao ministro na garagem do Ministério do Esporte. Orlando sempre negou as acusações e, apesar do o policial nunca ter apresentando provas, o ministro foi submetido a um pré-julgamento pelos grandes veículos de comunicação, o que resultou em sua posterior queda.

Em sua edição de número 2239 (19 de outubro de 2011), a revista Veja estampava em sua capa: “O ministro recebia dinheiro na garagem – testemunhas de desvios acusam diretamente Orlando Silva, ministro do Esporte”. A matéria assinada por Rodrigo Rangel apontava Silva como mentor e beneficiário de um suposto esquema e o PCdoB como organizador de uma estrutura de desvio de dinheiro público que se utilizaria de “ONGs amigas como fachada”. Arquivado o processo, dedicará o semanário dos Civita o mesmo espaço para informar que tudo não passou de acusações infundadas? Terão Orlando Silva e o PCdoB direito de resposta às levianas acusações a eles direcionadas?

 


A capa da famigerada edição

O que fica para a posteridade é a percepção de que tudo pode ter sido um plano orquestrado pelo lobby midiático contra o ministro e em prol dos interesses da FIFA em relação à Copa do Mundo e à Copa das Confederações.

Não se deve esperar que a grande mídia dê destaque a essa notícia, pois seu modus operandi consiste criar factóides e  com base nos mesmos condenar antes dos tribunais, como sempre fez e tem feito em relação aos réus do suposto processo do mensalão. Em suma, o que a grande mídia - que faz as vezes de um partido político dado o esvaziamento de discursos e propostas da oposição aos governos Lula e Dilma - sempre objetiva é desestabilizar governos progressistas.

Onde está áudio que comprova o grampo da conversa entre Demóstenes Torres e o ministro do Supremo Gilmar Mendes? Onde o vídeo que comprovaria o recebimento do dinheiro pelo ministro Orlando Silva?

O que é inaceitável e até o momento tem se revelado factível é a constatação de que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário têm se curvado ante as pressões do quarto poder, o que abre um precedente perigoso. Afirmei em outro artigo que denúncias de corrupção no primeiro escalão do governo visam criar um clima de comoção social que pode ser usado como pano de fundo para um golpe branco. Já vimos no que deu esse script da grande imprensa insuflando ânimos. Se nada for feito no sentido de regular os meios de comunicação, temo que o golpismo bata à nossa porta novamente.

Comentários