Agenda - Direitos humanos e cidade

Vista aérea do centro de Ribeirão das Neves

Por Cléber Sérgio de Seixas

No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral da ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento foi criado no calor dos eventos que marcaram a Segunda Guerra Mundial, tais como o Holocausto e as hecatombes que se abateram sobre a população civil durante o conflito, com o intuito de fomentar novos paradigmas civilizacionais. Trata-se do documento traduzido no maior número de línguas, aproximadamente 360.

Passadas mais de seis décadas, no entanto, o que se vê são flagrantes desrespeitos aos direitos mais elementares, como comer, beber, vestir, abrigar-se. Em pleno século XXI, ainda há indivíduos que não fazem três refeições diárias, que não têm acesso a água potável, que não possuem vestuário adequado para se aquecer ou apresentar-se de forma digna, e que não têm um teto sob o qual abrigarem-se. Esses direitos, na verdade, nem são específicos dos seres humanos. Tratam-se de direitos que temos em comum com os animais. Se um grande número de seres humanos não está tendo acesso nem aos mais básicos direitos biológicos, que dizer dos direitos propriamente humanos?

Assim sendo, faz-se premente a luta pela ampliação dos direitos humanos e a denúncia contra o desrespeito dos mesmos. Nesse contexto, e para marcar os 63 anos da Declaração e o aniversário de 58 anos do município de Ribeirão das Neves/MG, a Rede Nós Amamos Neves e os movimentos sociais promoverão no dia 10 de dezembro próximo uma passeata seguida de um debate na região central da cidade.

A concentração inicial será às 14:30 em frente à prefeitura de Ribeirão das Neves. De lá os manifestantes se dirigirão à Escola Estadual José Pedro Pereira, onde terão início o debate e as demais atividades do evento.

Pela vida, por direitos e por uma Ribeirão das Neves mais inclusiva, mais justa e mais humana para todos, participe!


Concentração – em frente à prefeitura de Ribeirão das Neves (Rua Ari Teixeira da Costa, 1100) às 14:30.
Debate - E. E. José Pedro Pereira (Rua Ari Teixeira da Costa, 21 – Centro).


Realização: Rede Nós Amamos Neves

.

Comentários