Dica cultural - Tancredo, a Travessia


Por Cléber Sérgio de Seixas

Sílvio Tendler é hoje, sem dúvida, um dos maiores documentaristas do Brasil. Em seu currículo figuram alguns dos mais importantes documentários para entender a história política do país nos últimos 60 anos, dentre os quais convém destacar os documentários Os Anos JK (1980) e Jango (1984).

Recentemente, Tendler produziu mais um documentário que ajuda a entender as várias e muitas vezes dolorosas mudanças políticas por que passou o país. O documentário Tancredo, a Travessia (2010) joga luz sobre a trajetória de Tancredo Neves, o político mineiro que transitou com certo protagonismo pelas eras Vargas e JK, fez oposição ao golpe militar que retirou o poder de João Goulart, e seria o primeiro civil a ocupar a Presidência da República não fosse seu adoecimento na véspera da posse em 14 de março de 1984 e seu falecimento no dia 21 de abril daquele ano. Em virtude do adoecimento e morte de Tancredo, Sarney, seu vice, tomou posse como presidente. Por sua coerência e habilidade política, Tancredo merece ser lembrado como um dos maiores homens públicos da história do Brasil.

De certa forma, Tancredo, a Travessia compõe uma trilogia com Os Anos JK e Jango, sendo, os três, filmes obrigatórios para aqueles que desejam compreender a política e a história brasileiras desde Vargas até os dias atuais.

Reproduzo abaixo o trailer deste documentário que deve estrear em breve no circuito comercial de cinemas.


.

Comentários