Apelo à mídia mineira



Por Jeferson Malaguti Soares *


"Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais". A frase é de Guimarães Rosa, mas hoje até parece que Minas são apenas duas. A Minas da mídia mineira apresenta uma Minas sem problemas, onde tudo vai muito bem, obrigado, onde o choque de gestão magicamente conseguiu resultados fabulosos, uma Minas verdadeira filial do paraíso. Essa Minas foi conseguida através de gordas verbas publicitárias, que "compraram" a imprensa mineira. Em sete anos de (des)governo do "príncipe" Aécio Neves foram gastos mais de 1,4 bilhões com a propaganda favorável ao tucano e sonegados mais de 4 bilhões da saúde pública.

A outra Minas é onde nós vivemos, simples mortais. A Minas da educação sucateada, da saúde abandonada, da cidadania ultrajada, dos índices da segurança manipulados, da dívida escandalosamente aumentada, da mentira oficial, dos servidores públicos estaduais vilipendiados. Nesta Minas vivemos nós, pobres mineiros.

Na outra Minas vivem os apaniguados de Aécio Neves, mídia inclusa. Minas não tem um projeto de crescimento sustentável, de melhoria na saúde, na educação, nos transportes ou na segurança. Minas tem apenas o Projeto Aécio Neves.

Vivemos hoje em Minas a mais absoluta e verdadeira censura midiática. Muito pior que a censura imposta durante a ditadura militar. Naquela ocasião os jornais eram obrigados a se calar, a silenciar diante dos abusos. Hoje, as polpudas verbas publicitárias oficiais compraram a adesão da imprensa mineira ao projeto de marketing pessoal e de culto à personalidade do ex-governador.

Assim é a Minas de hoje, onde o judiciário, o ministério público e a imprensa foram cooptados ao projeto pessoal de Aécio Neves. A Assembléia Legislativa, cuja maioria dos deputados, comprados à base de emendas parlamentares e cargos na administração, vota com o governo e não pode ser chamada de Casa Legislativa. Melhor seria ser chamada de “Casa Homologativa” da vontade do Executivo.

Tudo o que eu escrevi até agora, e muito mais, você encontra no discurso do Deputado Sávio Souza Cruz do PMDB, proferido em março deste ano na tribuna da ALMG.

A imprensa mineira enterrou os princípios básicos do jornalismo honesto e saudável. Onde foi parar o jornalismo crítico, apartidário e pluralista? Onde estão as atitudes de independência em face de grupos de poder? O que fizeram com a competência profissional do jornalista? Não tratam com rigor técnico as notícias e idéias. Desprezam a relação de transparência com a opinião pública. Desestimulam o diálogo, a difusão de novas tendências e o desenvolvimento do próprio jornalismo.

Do ponto de vista político, a mídia mineira deixa de sustentar a democracia, a economia de mercado, os direitos dos mineiros e foge do debate dos problemas sociais da população. Ela se censura e permite a ingerência do poder do Estado sobre suas atividades, pelo dinheiro. A ética que se dane. Não ficam nem um pouco constrangidos; perderam a vergonha. Quem dita a linha editorial da imprensa em Minas é o Executivo. Nela não está contemplada a ética, a isenção na cobertura, a liberdade de expressão, a responsabilidade moral ou todas as versões dos fatos.

A independência econômica e financeira de qualquer empresa jornalística é condição essencial para a sua independência editorial e política. Os anúncios publicitários deveriam merecer tratamento análogo ao que se dá ao material jornalístico.

O interesse do leitor/ouvinte/telespectador, deveria ter sempre prioridade sobre qualquer outro, inclusive o do anunciante. Não se deveria, em nenhuma hipótese, sob pena de se perder a credibilidade, subordinar o trabalho jornalístico aos interesses, presumidos ou manifestos, de anunciantes. A isto chama-se ética. Isto se aprende em qualquer curso de Jornalismo ou Comunicação Social. É lamentável que o universo midiático de Minas Gerais não pense assim.

Em seu texto, a Constituição brasileira garante o acesso de todos à informação. Garante também a liberdade de imprensa, independente de censura, e a livre expressão do pensamento. Não podemos reconhecer legitimidade em nenhuma restrição, legal ou ilegal, que se faça à liberdade de imprensa. Não podemos aceitar que a imprensa seja "comprada" em benefício de quem quer que seja.

Imprensa mineira, acordai! Levantai sua cabeça. Erguei os olhos para seus leitores/ouvintes/telespectadores! Abandone de vez a desonra que a envergonha diante de si própria!


* Jeferson Malaguti Soares é membro da Executiva do PCdoB em Ribeirão das Neves/MG.
.

Comentários