MENSAGEM AO POVO DE NEVES


A mensagem abaixo foi divulgada e lida hoje durante a 5ª Conferencia Municipal do Partido Comunista do Brasil de Ribeirão das Neves.


Um dos aspectos mais intrigantes a partir da explosão da crise financeira mundial em 2008, nascida nos EUA e que infectou o resto do planeta, foi a explicação para o evento, gerada pelos economistas de plantão. O problema estava exclusivamente na substituição da produção pela especulação do capital. Ninguém se lembrou, no entanto, que a exclusão política do povo, a marginalização da população votante, o cinismo político das promessas não cumpridas, os projetos políticos pessoais, a burocratização do acesso aos direitos individuais e coletivos, foram também ingredientes importantes em mais essa derrocada do capitalismo neoliberal.

Um povo que nunca é ouvido se cansa de gerar soluções. Um povo que só é lembrado na véspera de eleições, com promessas que nunca vão ser cumpridas, se distancia da política saudável.
Felizmente aqui no Brasil, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma vêm enfrentando a crise de forma eficiente apesar dos neoliberais de plantão torcerem pelo contrário. Para eles, não importa o bem estar do povo e muito menos da nação. Quanto pior, melhor é o seu lema, na busca insana do poder, exclusivamente pelo poder.

Por isso mesmo fazemos parte da base do governo desde 2003. A partir da união das forças progressistas de esquerda, PCdoB, PSB, PT foi possível trazer para Neves o PAC 1, está vindo aí o PAC 2, além do IFET, da implantação de dois terminais rodoviários em breve na cidade - os quais nós do PCdoB ajudamos a concretizar - além de mais duas Unidades de Pronto Atendimento nos bairros Justinópolis e Veneza, numa parceria dos governos federal, estadual e municipal.

No entanto, é bom que se esclareça que apoiar um governo não significa abrir mão das convicções pessoais e dos programas partidários. Apoiamos Lula e Dilma, mas mantemos nossa posição crítica contra os juros altos, por exemplo.
Sabemos que o crescimento do ser humano se dará sempre nos patamares da ética, do caráter e do cuidado com o outro. Não abrimos mão dessas posições. Ser ético não é virtude, mas obrigação. É muito importante que quebremos o paradigma de que no ponto central da política está sempre a preocupação com o mundo e não com os homens. A política baseia-se na pluralidade dos homens. Se todos os homens fossem iguais a política não seria necessária.

Acreditamos na política, não na politicagem. Acreditamos no coletivo, não no individualismo.
Daí conclamarmos a população de Ribeirão das Neves para votar no próximo ano com a plena consciência da cidadania a que tem direito inalienável.

Nós do PCdoB, às vésperas de completarmos 90 anos de existência, temos nos empenhado firmemente na formação da consciência cidadã, na construção de um Brasil melhor, na preservação da natureza. Somos um partido pequeno para o tamanho dos desafios atuais, mas isso não nos amedronta. Fazemos política com transparência e liberdade. Afinal, a política só faz sentido quando é libertária. O diretório do PCdoB de Ribeirão das Neves, à frente o camarada João Faísca, militante há mais de 20 anos, fundador do partido em Neves, tem se colocado sempre ao lado da população da cidade, assumindo seus reclamos, sofrendo com ela suas decepções sem desânimo. Temos também o apoio irrestrito da direção estadual do partido, cuja presidente, a deputada federal Jô Moraes, o vice-presidente Zito Vieira, os deputados estaduais Carlin Moura e Celinho do Sinttrocel e nosso vereador nesta casa, o professor Valter Bento, têm presença constante no município.

Por isso, várias vezes viemos a público manifestar nosso repúdio à implantação de mais um complexo carcerário na cidade, obra do governo do Estado numa parceria público-privado, onde os presos serão tratados como mercadoria e quanto maior o numero deles maior o lucro da iniciativa parceira do governo estadual. Àquele governo cabe nos livrar do estigma de “cidade presídio”, que carregamos de longa data. Cabe suprir o governo municipal de instrumentos para melhoria das condições de vida da população. Melhoria no sistema da saúde, de educação, de transporte, de segurança, no lazer e nos serviços públicos. Cabe resgatar a divida social e moral que o estado tem historicamente para com o município. Para isso o governo do Estado tem apenas de cumprir o que estabelece a Constituição nacional que já prevê percentuais da arrecadação estadual destinados àquelas áreas, o que ele, o governo, não faz.


Apoiamos o projeto de expansão do metrô e de terminais rodoviários na área metropolitana, mas passando também por Neves. Precisamos atrair novos empreendimentos para a cidade a fim de que nossos trabalhadores não precisem se deslocar para BH, Betim ou Contagem em busca de empregos, além de reforçar o orçamento do município.


Nossa população sofre e é penalizada diante do desprezo e da ausência dos governos estaduais, atual e pretéritos, e de políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida do povo nevense. Estamos cansados de projetos pessoais. Cansados de promessas vãs. Cansados de presídios.
Por isso é importante votarmos, no ano que vem e em 2014, em candidatos que não tenham exclusivamente projetos pessoais, mas que trabalhem e trabalhem muito pela cidade.

Somos um partido criativo, que valoriza e respeita a diversidade cultural do país, que tem na mais alta conta seus eleitores, preocupado com as questões sociais e ambientais, enfim, que valoriza a vida prioritariamente. Estamos empenhados em um programa socialista para o Brasil, através do qual a produção nacional seja socializada. Que transforme o país em uma sociedade de alta produtividade social do trabalho, oposto do que prega o capitalismo neoliberal. É um programa comprometido com o bem estar do homem, com a distribuição harmoniosa da renda e da riqueza nacionais, com o respeito à dignidade humana.

Este é o nosso partido, pequeno para a grandeza dos problemas de Ribeirão das Neves, mas enorme, do tamanho de nossas idéias e de nosso plano de desenvolvimento para a cidade.
Para melhor enfrentar esses desafios, estamos empenhados na formação de uma excelente bancada nesta câmara municipal nas próximas eleições, a começar pela recondução do professor Valter Bento, primeiro vereador do PCdoB eleito em Neves. Além de eleger outros camaradas, oriundos de movimentos e quadros sociais, comprometidos com a população. Para tanto contamos com os simpatizantes com a nossa causa, com nossa militância, aguerrida, voluntariosa, que não desiste nunca e, principalmente, contamos com o nevense.

VIVA RIBEIRÃO DAS NEVES!
VIVA O PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL!

.

Comentários