Imbróglio na Assembléia Legislativa

Por Jeferson Malaguti Soares *

Sobre a confusão que houve nesta quarta-feira na ALMG, onde professores foram intimidados pelos seguranças da instituição, o apresentador Mauro Tramonte foi muito infeliz quando disse no seu programa, Balanço Geral , desta quinta-feira, 22/09, que o povo não está preparado para a democracia.

Inicialmente quero dizer que admiro o Mauro, seu bom humor e sua sempre correta postura frente aos problemas que divulga diariamente. Mas, não posso concordar com o que disse. Quem não está preparado para a democracia são os deputados estaduais ligados ao governador Anastasia. O Deputado Dilzon Melo do PTB teve a audácia de dizer que a área interna da Assembléia é restrita aos deputados e seus assessores. Esse deputado se esquece que a ALMG não é sua casa, mas a casa do povo. O Deputado Sargento Rodrigues, do PDT, reclamou que pessoas na galeria do plenário estavam usando termos poucos apropriados para se referirem aos deputados, como ladrões, safados, corruptos etc... No entanto, não vi nenhum deputado do PT, PCdoB ou de qualquer outro partido de oposição ao governo estadual que tenha feito o mesmo reclamo. Certamente porque não se sentiram atingidos.

Quem também não está acostumada com a democracia é boa parte de nossa mídia, que se cala diante dos desmandos que vem acontecendo em Minas desde o primeiro mandato de Aécio Neves. Da mesma forma, partidos como o PSDB, DEM, PP e seus áulicos estão acostumados a reprimir a democracia.

Além desses, quem também não está familiarizada com a democracia é parte do Ministério Publico de Minas e do Tribunal de Contas do Estado.

Repudio a fala do Mauro Tramonte, apesar de tê-lo em alta conta como apresentador. Repudio o desempenho da maioria que compõe a ALMG no episódio desses mais de 100 dias de greve legítima dos professores. Repudio veementemente a impostura do Sr. Governador do Estado, de nossos senadores e dos deputados federais de Minas ligados ao senador Aécio Neves. Repudio a grande maioria da imprensa de Minas, sabuja dos poderosos e por eles encabrestada.

A democracia não pode ser tratada de forma tão vil.


* Jeferson Malaguti Soares é membro da Executiva do PCdoB em Ribeirão das Neves/MG.
_____________________________________

Nota do Blog: Como se não bastasse o governo do Estado de Minas Gerais não pagar o piso salarial previsto em lei, os professores ainda são humilhados. Durante o episódio descrito no artigo acima, o sr Flávio Castro, assessor do Deputado Luiz Humberto Carneiro, disse a uma manifestante que se ganhasse 712 reais ia ser servente de pedreiro, conforme atesta uma reportagem cujo vídeo reproduzo abaixo.


.

Comentários