O que será das montanhas de Minas?


Por Jussara Paixão *

Dizem antigos moradores que numa noite, de tão fria, os ribeirões da cidade pareciam congelados e a névoa branca parecia neve...e assim batizou-se a região de Ribeirão das Neves.

Esta terra marcada pelas histórias bonitas e pela constante luta para continuar a contar essa história é muito dura. Parece que a cada dia um grande dragão vem e mata centenas de nevenses e é menos de cem que vão continuar a contar essa história.

Hoje, 17 de julho 2011, eu estive perto de Deus e perto do inferno. Estive em um lugar lindo onde avistei a Serra do Curral, o aeroporto de Confins, o centro de Ribeirão das Neves, o centro de Belo Horizonte, a imensidão do céu, a vida, o verde, avistei as montanhas de Minas Gerais!

De repente me vi a chorar e a dizer: "esse lugar é lindo! Meus Deus que lugar lindo!". Eu vi meu sobrinho brincar na grama e perguntar onde estavam os brinquedos.

Este lugar maravilhoso de que estou falando é onde será construído o maior complexo penitenciário do Estado de Minas Gerais, feito em Parceria Público-Privado entre o Governo de Minas e duas empresas, uma de São Paulo e outra do Paraná. E como todos sabem, uma penitenciária é classificada como um inferno. Pois é. Ali será construído um inferno. Onde pessoas irão sofrer, pagar seus pecados...quem sabe até morrer.

O povo de Minas não pode deixar que as montanhas de Minas se transformem em um inferno, que se transformem em presídios! Temos que continuar a honrar o nome de Minas Gerais, continuar a contar as histórias bonitas de nossa terra e mostrar que progresso pode vir mas respeitando a nossa história, a nossa cultura e a nossa vida.

“Sou das Minas de ouro das montanhas Gerais/ Eu sou filha dos montes e das estradas reais/ Meu caminho primeiro vem brotar dessa fonte/ Sou do seio de Minas” (Paula Fernades). Eu, como mineira que sou, digo não a esse tipo de empreendimento e digo sim a parques ecológicos, escolas; digo sim a vida e não à morte. Se deixarmos um complexo desses se instalar, nós também seremos culpados pela morte das montanhas de Minas e cumplices de barbáries aos presos.

Quem quiser ver com os próprios olhos, vá à rodovia BR 040, sentido Sete Lagoas (entrada depois do posto Chefão, + ou – 1 km), vocês verão uma movimentação de terra. É só subir.

Bem, estamos na luta e essa luta não é só minha, é também da Rede 'Nós Amamos Neves', de Ribeirão das Neves e de Minas Gerais.

Se manifestem em prol da vida!


* Jussara Paixão atua como pedagoga na rede estadual de educação e como ativista social no Movimento dos Usuários do Transporte Público de Ribeirão das Neves e Região Metropolitana.

Fonte: Blog do 1º Encontro de Movimentos Populares de Ribeirão das Neves
.

Comentários