Aleida Guevara e os 27 anos do MST em Minas

Ao centro, Aleida Guevara

Por Cleber Sérgio de Seixas

O MST é, talvez, o movimento social brasileiro mais odiado pelas elites e pelo capital representado pelo agronegócio e, com certeza, o mais demonizado pela grande mídia nacional. O que pouco se fala é que o MST induz o governo a fazer o que deveria, mas não faz, ou seja, desapropriar propriedades improdutivas e que não cumprem função social para fins de reforma agrária.

Também não se divulga que o Brasil é um dos poucos países da América Latina que não realizou a reforma agrária, principal bandeira do movimento e condição sine qua non para acelerar o desenvolvimento capitalista, repito capitalista (não socialista), do país. O México, por exemplo, realizou sua reforma agrária nas duas primeiras décadas do século passado.

No dia 29 de junho, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, por ocasião dos 27 anos do MST em Minas, houve um evento comemorativo promovido por entidades promotoras do 3º Encontro dos Movimentos Sociais. A médica pediatra Aleida Guevara, filha do lendário Che Guevara, esteve presente e falou sobre o MST e sobre a situação de Cuba na atualidade dentro da conjuntura mundial e latino-americana. Também participaram deputados estaduais da bancada de oposição ao governo do estado, sindicalistas e lideranças de movimentos sociais populares.

Abaixo, um vídeo com a íntegra da fala de Aleida e mais algumas fotos do evento.




.

Comentários