Ribeirão das Neves rejeita mais presídios

Por Cléber Sérgio de Seixas

No dia 16/06/2011 a sociedade civil organizada nevense disse um sonoro "não" aos gestores do consórcio GPA (Gestores Prisionais Associados), que em parceria com o governo do Estado de Minas Gerais, em regime de PPP (Parceria Público Privado), tenciona construir em Ribeirão das Neves mais um complexo prisional, o que aumentaria em cerca de 70% a população carcerária municipal, que já é a maior do Estado (cerca de 13%), e agravaria ainda mais as mazelas sociais de um municipio cujo IDH é o mais baixo da região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante a reunião que o engajamento popular transformou em audiência - já que os "gestores" queriam falar sozinhos, ou seja, que as perguntas fossem feitas por escrito sem a abertura dos microfones aos presentes -, várias lideranças populares, membros do legislativo e judiciário municipais puderam manifestar seu descontentamento com o empreendimento que só males trará à cidade.

Embasados em argumentos sólidos, e sustentados por uma platéia cuja maioria  manifestava seu descontentamento com a vinda de mais presídios para a cidade, os que tiveram a palavra demonstraram a todos os presentes que a cidade necessita de tudo (educação, emprego, saúde, transporte, lazer, cultura, segurança, salários melhores para os servidores municipais), menos de mais cadeias.

A intenção inicial dos "gestores" era mostrar o "lado bom" do empreendimento. Não contaram, porém, com a lucidez do povo nevense, que não é bobo como muitos supõem.

A reunião que começou com a distribuição de salgados e refrigerantes não terminou em pizza, e sim com muitas vaias aos empreendedores, palavras de ordem como “Fora PPP!” e um hino nacional cantado em coro pelos presentes.

Foi uma belíssima lição de cidadania por parte dos movimentos sociais populares, mostrando que os cidadãos de Ribeirão das Neves enfim acordaram e têm, sim, força para redefinir os rumos políticos e sociais da cidade.

Abaixo um vídeo gravado durante o evento. A qualidade não está lá essas coisas, haja vista que este blogueiro sujo e diferenciado grava e milita ao mesmo tempo. 


.

Comentários

Parabéns companheiro Gléber Sérgio! É sempre bom saber que podemos contar com pessoas como vc, que tem consciência e coloca-se do lado dos excluídos e daqueles que lutam por uma cidade melhor.
Abraço pra vc e para Miriam!