Blogueiros estremecem a capital mineira


Por Cléber Sérgio de Seixas

Na última sexta-feira e ontem os blogueiros progressistas e “diferenciados” de Minas Gerais se reuniram no centro de Belo Horizonte para o 1º Bloguemos Quae Sera Tamem.

Este que vos escreve esteve lá e ficou impressionado com o pequeno, mas aguerrido grupo de blogueiros que tem se disposto a dar sua contribuição para mudar os rumos da comunicação em Minas Gerais, sobretudo no que tange à liberdade de expressão, ao ativismo na rede e ao combate às discriminações raciais, sociais e de gênero.

Nomes de peso na blogosfera marcaram presença no evento, como Renato Rovai, editor chefe da Revista Fórum; Eduardo Guimarães, ícone na blogosfera progressista por seu engajamento e coragem; Túlio Vianna, mestre, doutor e professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da UFMG. O ator Benvindo Siqueira também deu o ar da graça durante alguns minutos em link direto do Rio de Janeiro com o evento. Também deram suas contribuições durante os debates os deputados estaduais Carlin Moura (PCdoB) e Rogério Correia (PT).

Por motivos de força maior não puderam participar a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) e a vereadora por BH Neusinha Santos (PT).

Os temas debatidos foram os seguintes:
- Novas mídias e a democratização da comunicação;
- Liberdade e ativismo;
- Liberdade de imprensa em Minas Gerais;
- Cultura, esportes e ativismo;
- Ativismo e combate às discriminações.

Durante o evento, forças ocultas conspiraram contra o funcionamento de microfones, roteadores de internet etc, nada que incomodasse os participantes, que levaram tudo no bom humor.

O encontro estremeceu a capital mineira, a ponto de um equipamento de ar-condicionado desprender-se de um dos edifícios vizinhos e atingir em cheio um dos carros estacionados à rua Curitiba (não houve vítimas, só danos materiais). A fim de evitar transtornos semelhantes, no próximo evento avisaremos os vizinhos com antecedência, para que apertem os parafusos de seus equipamentos de ar-condicionado, pois a próxima edição vai atingir pontos mais elevados na escala Richter.

Brincadeiras a parte, o evento foi um sucesso. Agora é se preparar para o 2º Encontro Nacional de Blogueiros, em Brasília. Este blogueiro sujo e diferenciado estará lá.

Abaixo algumas fotos do evento.

.

Comentários