Dica cultural - Cidadão Boilesen

Por Cléber Sérgio de Seixas

No livro A IBM e o holocausto, Edwin Black disseca os meandros das relações entre a empresa que popularizou os computadores pessoais e o III Reich. Baseada em farta documentação, a obra mostra como o principal executivo da IBM mantinha contatos com Adolf Hitler e seus asseclas, e como a empresa norte-americana forneceu o know-how para que os nazistas implementassem a logística do extermínio que levou à morte cerca de seis milhões e meio de judeus.

O nome de Hitler já foi lançado na lata de lixo da história, mas o de James Watson, o principal executivo da IBM à época, permanece incólume, bem como a reputação da gigante do segmento de eletrônica e informática.

Poucos autores, como Black, direcionam seus esforços para a investigação de empresas que colaboraram com regimes assassinos e ditatoriais. Assim, essas corporações atravessam décadas gozando de prestígio e tocando seus vultosos negócios, com os nefastos efeitos de suas operações comerciais e suas ignóbeis parcerias escondidos sob o tapete.

Com o intuito de trazer à luz a colaboração de grandes empresários com a ditadura militar que se instalou no Brasil, via golpe, em 1964, o diretor Chaim Litewski levou às telas em 2009 o documentário Cidadão Boilesen. O título alude a Henning Albert Boilesen, dinamarquês naturalizado brasileiro que se tornou presidente do grupo Ultra na década de 60.

Boilesen foi um dos artífices e mais entusiasmados financiadores da OBAN (Operação Bandeirante). Segundo relata o documentário, o empresário adorava assistir a sessões de tortura de presos políticos, tendo, inclusive, inventado um aparelho de tortura denominado Pianola Boilesen. Tal reputação rendeu-lhe o ódio da esquerda armada. Em 1971, Boilesen foi encurralado e morto por integrantes da ANL e MRT nas imediações da Avenida Paulista.

O filme é oportuno, sobretudo para aqueles que acreditam que a ditadura não contou com o financiamento de entidades empresariais, muitas das quais ainda estão por aí tocando seus negócios.

Assistam ao trailler de Cidadão Boilesen abaixo.

Comentários