NOVOS DESDOBRAMENTOS DA OPERAÇÃO MANUMISSÃO *

* Manumissão
[do lat.
manumissione]
Substantivo feminino.
1. Ato ou efeito de manumitir; alforria, libertação;

Fonte: Novo Dicionário Aurélio

Por Cléber Sérgio de Seixas

Ao contrário do que pensam aqueles que se aproveitam da ingenuidade e da pouca instrução dos trabalhadores rurais de Sabinópolis e adjacências, a Operação Manumissão continua de vento em popa e já produzindo seus frutos (para quem está lendo sobre este assunto pela primeira vez, convém ler o que já escrevi anteriormente aqui, aqui, aqui e aqui). Muitos podem ter julgado que a operação seria desarticulada em prol dos escusos interesses do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sabinópolis, que é alvo das investigações. Ledo engano.


Segundo informações do delegado responsável pela operação, Sr Welbert de Souza Santos (foto acima), já foi proposta pelo Ministério Público do Trabalho uma ação civil pública que pede, a título de dano moral coletivo, uma indenização no valor de R$ 1.000.000, 00 (Hum milhão de reais). Além disso, a ação civil pública propõe que cada trabalhador rural que se sinta lesado pelo “sindicato” pode, futuramente, se habilitar no processo de cobrança contra aquela entidade ou contra seu presidente, postulando um valor indenizatório de até R$ 10.000,00 (Dez mil reais). Além disso, a ação do Ministério Público pede que sejam feitas novas eleições no “sindicato” e que a atual diretoria e seu conselho fiscal sejam destituídos.


No inquérito da Operação Manumissão, o delegado Welbert, indicia 10 membros do “sindicato” por crimes como formação de quadrilha, peculato, extorsão, estelionato, falsidade ideológica, apropriação indébita, entre outros.


É oportuno salientar que a ação civil proposta pelo Ministério Público do Trabalho tem como norte o inquérito policial construído pelo delegado Welbert e sua equipe. Baseando-se em farta documentação, o inquérito alcançou 830 laudas e o relatório final consumiu 75 laudas. Justiça seja feita, mesmo contando com parco cabedal de recursos de trabalho, quais sejam, poucos funcionários e infra-estrutura precária, o delegado Welbert e seus colaboradores levaram a cabo um trabalho digno de nota e que serve de referência a todos aqueles que pretendem seguir a difícil carreira de delegado de polícia civil. Assim sendo, parabenizo o delegado e auxiliares pelo excelente trabalho.


É importante que cada trabalhador rural que tenha sido prejudicado pelo sindicato - cuja denominação mais adequada é quadrilha - procure a justiça para fazer valer seus direitos. Da mesma forma, aqueles que puderem colaborar com novas informações a respeito das ações criminosas do “sindicato”, devem fazê-lo, contribuindo assim para que os membros desta organização criminosa sejam de uma vez por todas punidos.


Tão logo ocorram novos desdobramentos da Operação Manumissão, este blog os reportará.

Comentários