50 anos em 1

Por Cléber Sérgio de Seixas

Apesar do pouco acesso que tenho à leitura diária de jornais, revistas etc, o pouco que tenho lido a respeito da questão do pré-sal na grande imprensa (vulgo PIG) é suficiente para eu chegar à conclusão que está em curso um projeto que visa desqualificar nossa estatal do petróleo. Tempos atrás lí numa dessas revistas, se não me engano a própria Veja (a última flor do fascio, conforme Paulo Henrique Amorin), uma matéria que afirmava que os critérios para escolha dos altos executivos da Petrobrás seriam mais políticos do que técnicos e, devido a isto, a empresa estaria amargando baixos índices de produtividade.

Ora, o buraco é mais embaixo - e bota embaixo nisso no caso do pré-sal que está a quilômetros de profundidade. O que deseja a grande imprensa marrom e aqueles que a encabeçam, é passar para a opinião pública a idéia de que Petrobrás é um elefante branco, grande, burocrático e ineficiente, que não teria condições técnicas nem financeiras de bancar a exploração da recém-descoberta camada pré-sal, o que abriria caminho para que voltasse à baila a proposta de privatizar a empresa. Assim, conforme a frase do jornalista Eduardo Galeano, que consta neste blog na seção Para Refletir, a história tantas vezes vista na América Latina se repetiria, ou seja, nossas riquezas seriam repassadas ao capital estrangeiro a preço de banana.

Assim sendo, faço minhas as palavras de Eduardo Guimarães em seu blog, as quais reproduzi aqui em post anterior.
Nosso subsolo já produziu golpes de estado diretos e indiretos. Resta ao povo brasileiro, sobretudo àqueles que estão incluidos digitalmente, e que portanto têm acesso a uma imprensa alternativa, estarem vigilantes, formando uma grande rede de conscientização e informação, pois se a Petrobrás for privatizada, estaremos regredindo mais de 50 anos no tempo.

Comentários